top of page
Buscar

Como fica a escrita à mão na era digital?


Olá !

Para quem ainda não me conhece meu nome é Cristina Miranda , sou diretora do Colégio Miranda , são mais de 40 anos no ramo de educação em Angra dos Reis , sou especialista em EDUCAÇÃO INOVADORA e é um prazer imenso ter vocês aqui comigo esta noite , compartilhando este tempo precioso comigo !

Agora em 2023 o Colégio Miranda completou 33 anos , tenho orgulho de ser uma das escolas mais inovadoras do Brasil .

E quero fazer uma promessa de que vou passar nestas pequenas horas com vcs , o muito que tenho aprendido nas minhas pesquisas , cursos e experiência em inovação . E o que está dando certo.

Então , se quiserem mandar suas perguntas ou enviar sugestões e preocupações podem enviar , se conseguir responder durante ou no final desta live , pode ter certeza de que farei !

E se o assunto for bastante complexo , terei o prazer de entrar em contato com o autor da pergunta ou até criar uma próxima live sobre o tema . OK?

Mas , já tenho uma comunidade preocupada em oferecer para o seu filho o que há de mais moderno na área de educação e que já enviou algumas perguntas inbox e que também quero responder por aqui .


Todos nós já sabemos que estas crianças e adolescentes que temos são nativos digitais . O que quero dizer é que o iPad , celular e computadores não são nenhuma novidade para eles.

O Colégio Miranda que sempre investiu em inovação , já iniciou a bastante tempo em tecnologias e metodologias inovadoras .

Começamos pelo Ensino Médio ( estamos colhendo bons frutos).

Quero aqui mandar um abraço para a Dona Célia e seu esposo , por terem sido sempre tão parceiros e por acreditar , parabéns Rian por sua conquista em Biologia Marinha na UFRJ . Também para dona Eliane pela entrada em medicina na UERJ de sua filha Juliana , Aurélio Marques também pela conquista do Felipe em Medicina e para todos que não citei agora !


Todas as vezes que um pai liga eufórico pedindo para providenciar rápido o histórico por causa do prazo de matrícula para uma universidade gratuita e dos sonhos , o meu coração fica com a certeza de que é isto que quero continuar fazendo enquanto Deus permitir !

Tenho orgulho desta trajetória e por acreditar neste futuro que será diferente de tudo que ousamos imaginar ! Que profissão vai existir ?

E em 2022 , por acreditar que inovar é o caminho ,trouxemos também para a educação infantil até o 5 ano também toda esta tecnologia ( eles já usam chromebook nas aulas) , junto com os livros, lápis e cadernos .


Mas volto agora à minha nave para falar sobre a escrita cursiva ( a famosa letra de mão ) , que tanto trabalho e cansaço dá para as crianças executarem o movimento correto, como também para os professores trabalharem este movimento com os seus alunos .


O que quero agora fazer é relembrar com vocês a história da escrita e vamos constatar que escrever é uma tendência natural do ser humano .


Desde os homens das cavernas , eles já registravam suas escritas através de desenhos nas pedras , depois pena de ganso , as plumas , metálicos como a caneta tinteiro .

O meu avô nas suas histórias de vida , que as crianças adoravam ouvir !

Contou certa vez como foi a sua alfabetização ; o que ele utilizava era uma pequena lousa de pedra e usava com giz ou carvão para escrever mas a maioria das aulas , a escrita era na areia , depois veio o lápis , as,folhas soltas , as quadros negros nas salas , as borrachas ( tudo isso era tecnologia de ponta na época ) , toda vez que aparecia uma nova ferramenta , ela modificava a escola e substituía a outra tecnologia que ficava obsoleta .

Para o meu avô , as ferramentas da época deram conta.

Ele sabia as quatro operações , a tabuada de cor e salteada ( como diziam na época ) , lia , escrevia e sabia conjugar os verbos . Sua letra era linda e os movimentos eram perfeitos !


Mas e hoje ? Estamos no digital ! Com crianças bem diferentes da época do meu avô !

E o aprendizado da letra de mão passou a ser questionado , na medida em que o uso da tecnologia passou a substituir a escrita de mão . Num mundo onde as crianças já nascem sabendo usar o touch e que em tudo que ela vê é escrito em letra de forma .

Aí , alguns educadores e jovens pais se perguntam -

Qual a importância da bordada letra de mão ?


Há quem acredite até que a letra de mão vai acabar , porque ela trava o aprendizado dos alunos , quando valoriza a técnica e despreza o entendimento do que ela escreve.

Mas por outro lado há especialistas que defendem e os que não defendem .


Vou falar dos muitos benefícios que a escrita à mão traz para o cérebro , segundo esses especialistas .

Uma delas é que à letra cursiva ( ou de mão), consegue desenvolver uma relação entre o lado direito e esquerdo do cérebro , melhorando a atenção , a fala e a memória .

E depois que a criança já aprendeu os movimentos corretos das letras , ela escreve com mais agilidade .

Mas sabemos que é um caminho longo e que para executar a letra de mão, seguindo os movimentos corretos, só se torna possível quando ela alcança a maturidade e avança na coordenação motora fina .

É um trabalho !

E quando é exigido de uma criança bem novinha a perfeição destas letras , isto torna árduo , e cansativo para ela . Depois de tanto esforço para fazer a letra , vem a temida borracha e apaga tudo dizendo que está ERRADO .


Para facilitar este processo as escolas em geral começam com a letra bastão . Acreditando que ela não tem nenhum movimento elaborado e aos poucos vamos introduzindo a letra cursiva .


Temos então o lado bom e o lado negativo para as crianças. O bom é o estímulo que o cérebro recebe e o lado negativo é o trabalho repetitivo , cansativo e sem novidades , a cobrança por perfeição e a tal da borracha .


Seja como for, não podemos esquecer que o cérebro da criança até então é melhor trabalhado quando ela escreve com a letra de mão .

Mas , não vamos conseguir parar no tempo e ficar somente no método tradicional de ensino , como na época do meu avô .


Até mesmo porque as nossas crianças são muito mais desenvolvidas que antigamente .


Vamos falar do digital ?


Acho que ninguém aqui acredita que o lápis e o papel serão abandonados completamente, agora .

Então, a tecnologia já provou que é uma grande aliada no processo de escolarização .

Existem aplicativos que através da brincadeira

( lúdico ) , incentivam a criança com a escrita de mão e elas ficam mais interessadas com o movimento no smartfones ou no tablet do que no papel .

Isso acontece porque a cada movimento correto o APP emite um barulhinho ou um estímulo visual como estrelinhas , medalhinhas . E brincam de levar o carrinho a seguir o movimento das letras .

Com isso a criança se sente desafiada e estimulada a resolver aquele problema do movimento correto das letras e com isso ela muda de fase . Ela aprende brincando e não tem uma borracha do lado para apagar . Ressaltando o erro !


A digitação por si só pode não ser tão benéfica , segundo estes especialistas, Dizem que é porque ela não requer uma coordenação motora mais apurada , mais trabalhada e que não trabalha todos os movimentos que podemos executar com as mãos e os dedos .

Fica a pergunta . Será ?


Afirmam também que a memória motora e a psicomotricidade não são favorecidas quando usamos a letra bastão , a letra de imprensa ou a digitação .

O resultado não é tão bom quanto o uso da letra de mão .



A letra cursiva é também uma forma de expressão da criança , ela dá poder ! E quando ela é limitada ou dispensada os recursos de expressão da criança se tornam mais POBRES .


Qual seria a saída ?

Uma solução para esta geração digital que não vê sentido na escrita de mão ?

Eu Cristina Miranda , proponho que a gente não fique somente no lápis , papel e borracha . Vamos utilizar todo este recurso digital que há e que pode proporcionar um aprendizado muito mais prazeroso !


A letra cursiva já não é obrigatória em vários países e eles já não adotam a letra cursiva na escola básica . Mas , por aqui ainda é usado e obrigatório .

Mas já existe este questionamento .

Aqui no Miranda , estamos tentando conciliar com muita delicadeza , o lápis , papel e ferramentas tecnológicas .

Será que a letra de mão vai acabar ?


Não sabemos o que o futuro reserva para as nossas crianças .

O Miranda sabendo disso busca sempre o melhor caminho para o ensino , buscando ferramentas que estimule o conhecimento para os alunos e torne a aprendizagem cada vez mais alegre , levando em conta as particularidades dessa geração digital !


Por Cristina Miranda

Diretora do Colégio Miranda



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page